Glossário
ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.
BACKLOG DE PEDIDOS (ou compras contratadas) – Todos os pedidos de clientes que foram recebidos, mas que não foram atendidos ainda. Carteira de pedidos ainda não atendida.
BACKLOG DE COMPRAS CONTRATADAS – No setor público, refere-se aos processos de licitação concluídos e onde os órgãos licitantes ainda precisam expedir os pedidos de fornecimento atendidos ainda. Carteira de licitações conquistadas e ainda não atendidas.
CAGR – Taxa de crescimento anual composta.
DESKTOP – Computador de mesa.
EBITDA – EBITDA corresponde ao lucro antes de despesas (receitas) financeiras líquidas, do IRPJ e da CSLL e, da depreciação e amortização. O cálculo do EBITDA não corresponde a uma prática contábil adotada no Brasil, não representa o fluxo de caixa para os períodos apresentados e não deve ser considerado substituto do lucro líquido, como indicador de nosso desempenho operacional ou substituto do fluxo de caixa como indicador de liquidez. O EBITDA não tem significado padronizado e a nossa definição de EBITDA pode não ser igual ou comparável à definição de EBITDA ou EBITDA Ajustado utilizada por outras companhias.
EBITDA AJUSTADO – O EBITDA Ajustado corresponde ao EBITDA acrescido da parcela referente à subvenção para investimentos que foi contabilizada como receita diferida no passivo circulante e que será reconhecida no resultado à medida que os investimentos obrigatórios em P&D relativos a esse montante sejam amortizados, bem como da exclusão de amortizações de receita diferida. O intuito desse ajuste é comunicar ao mercado como seriam os resultados considerando a totalidade da subvenção para investimentos incorrida no período.
E-COMMERCE – Forma de comércio onde as transações são realizadas por meio de equipamentos eletrônicos ligados a redes de transmissão de dados, tais como computadores e telefones celulares.
HAAS OU HARDWARE AS A SERVICE – Se trata de um modelo de negócio inovador, uma solução totalmente gerenciada para o processo de distribuição e comercialização de equipamentos de TI, sem que o cliente tenha que investir capital na compra de equipamentos. Nesse modelo de negócio a Positivo comercializa pacotes que incluem equipamentos, instalação, configuração, manutenção e suporte técnico, tudo por um valor mensal. De forma prática, é firmado um contrato de período pré-determinado entre o fornecedor de hardware e o cliente, onde a Positivo se responsabiliza pela TI.
HARDWARE – Parte física do computador ou conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam por meio de barramentos.
HOMESCHOOLING – O conceito de homeschooling é caracterizado pela proposta de ensino doméstico ou domiciliar. Sua proposta vem de encontro à frequência das crianças numa instituição, seja ela escola pública, privada ou cooperativa.
IDC – International Data Corporation – Empresa de pesquisa internacional que acompanha o mercado de computadores.
IFRS– International Financial Reporting Standards, correspondente às normas internacionais de contabilidade.
IPSOS – Empresa atuante no segmento de pesquisas de marketing, propaganda, mídia, satisfação do consumidor e pesquisa de opinião pública e social.
INTERNET – Conglomerado de redes de computadores em escala mundial que permite o acesso a informações e transferência de dados.
MERCADO CINZA (Gray Market) – Mercado formado pelas vendas realizadas por pequenas e médias montadoras de computadores cuja produção possui um certo grau de peças contrabandeadas e, ainda, pelas vendas de empresas que não possuem incentivo de PPB – Processo Produtivo Básico.
MERCADO CORPORATIVO – Mercado formado pelas vendas realizadas a pequenas, médias e grandes empresas privadas, seja por força de venda direta, por revendas ou agentes terceirizados.
MERCADO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS – Mercado formado pelas vendas realizadas por órgãos e entidades pertencentes à administração direta ou indireta das várias esferas do Governo Brasileiro.
MERCADO DE LICITAÇÕES PÚBLICAS – Mercado formado pelas vendas realizadas por órgãos e entidades pertencentes à administração direta ou indireta das várias esferas do Governo Brasileiro.
CONSUMER OU MERCADO DE VAREJO – Mercado formado pelas vendas realizadas a usuários domésticos (pessoas físicas), micro e pequenas empresas, que são atendidos pelas redes varejistas.
MERCADO OFICIAL – Mercado de venda de computadores excluída a participação do Mercado Cinza.
MERCADO TOTAL – É a soma do Mercado Oficial mais o Mercado Cinza.
MESA EDUCACIONAL – Computador destinado à educação, formando um ambiente destinado à aprendizagem. Conjunto de dispositivos conectável a um computador mais um software.
NOTEBOOK – Computador portátil.
OPEX (operational expenditure) – refere-se às despesas operacionais. Nesse caso, a empresa estaria adquirindo um computador por um serviço que entregará o computador, atualização, capacitação e monitoramento.
PC – Computador pessoal (personal computer), compreendendo desktops, notebooks e servidores.
PORTAL – Portal eletrônico de Internet.
PORTAL EDUCACIONAL – Portal eletrônico de Internet com fins educativos.
PPB – Processo Produtivo Básico – é o certificado que define quais os componentes e processos de fabricação devem ser realizados no Brasil para que o PC goze da redução do IPI, conforme a Lei 8.248/91 (Lei de Informática).
SEGMENTO DE HARDWARE – Unidade de negócios da Companhia voltada para a fabricação de desktops, notebooks e servidores, desenvolvido em linhas de produtos e soluções direcionadas especificamente para cada mercado que a Companhia atende.
SEGMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – Unidade de negócios da Companhia voltada para o fornecimento de serviços integrados, englobando software, instalação, equipamentos de informática, além de suporte técnico e pedagógico, principalmente para instituições de ensino públicas, privadas e para o mercado doméstico.
SOFTWARE – Sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
TABLET – Dispositivo em formato de prancheta com tela sensível ao toque.
TAM – Total Addressable Market ou Total Available Market. O TAM é definido como “a oportunidade de receita existente disponível para um produto ou serviço”, e muitas vezes é calculada como o tamanho do mercado do geral para o específico, deduzindo-se segmentos do mercado que não são endereçáveis e/ou possivelmente atendidos.
TI – Segmento comercial da Tecnologia da Informação.