Administração

O Conselho de Administração da Positivo Tecnologia é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos seus negócios, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela eleição de seus diretores e fiscalização da respectiva gestão. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto favorável da maioria dos seus membros presentes nas respectivas reuniões.

As reuniões do Conselho de Administração da Companhia são convocadas pelo presidente do Conselho de Administração ou por, pelo menos, quatro de seus membros, sendo necessária a presença de, no mínimo, quatro membros do Conselho de Administração para que sejam realizadas as suas reuniões.

De acordo com o Estatuto Social da Positivo Tecnologia, o Conselho de Administração é composto por até 9 membros, e de acordo com o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20% dos conselheiros deverão ser independentes. O Conselho de Administração da Companhia possui atualmente quatro membros independentes. Todos os seus conselheiros são eleitos em Assembléia Geral de acionistas para mandato unificado de um ano, permitida a reeleição, podendo ser destituídos por seus acionistas reunidos também em Assembléia Geral.

Alexandre Silveira Dias*
Presidente do Conselho (não executivo)

Alexandre Dias, Sócio-fundador da São Pedro Capital, gestora de recursos independente focada em PIPEs/Pre-IPOs. Alexandre também foi sócio e membro do Comitê de Investimentos da Victoria Capital Partners, uma firma independente de private equity focada na América do Sul. Com quase 30 anos de carreira profissional, ocupou posições de CEO em várias companhias como Anhanguera Educacional – hoje parte da Cogna Educação –, Google no Brasil e DIRECTV na Argentina, Uruguai e Peru. No Grupo DIRECTV, também serviu nas funções de planejamento financeiro, desenvolvimento de negócios, e vendas e marketing, como Diretor Executivo na SKY Brasil. Trabalhou como consultor na McKinsey & Company nos escritórios do Brasil, Argentina e México, focado nas práticas de Instituições Financeiras e Telecom na região. Sua experiência anterior também inclui a área de M&A no banco de investimento Robertson Stephens nos EUA, a divisão de Private Equity do Credit Suisse no Brasil e a divisão de auditoria da Arthur Andersen também no Brasil. Atuou como Presidente do Conselho do Damásio Educacional e da Elemidia, além dos Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas e Qualicorp. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração da Positivo Tecnologia e Membro Independente do Conselho de Administração da Aliansce Sonae. Alexandre é engenheiro civil, graduado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1993 e recebeu seu MBA pela “The Anderson School of Management at UCLA”.

Giem Raduy Guimarães
Conselheiro

Giem Raduy Guimarães, 47 anos, atuou durante 18 anos na Gráfica e Editora Posigraf, onde exerceu a função de CEO até dezembro de 2012. A partir de 2013 Giem assumiu uma posição no Conselho de Administração do Grupo Positivo. Formado em Administração de Empresas, possui mestrados em Administração pela Universidade Positivo, International Business Law pela Universidade de Viena, além de ser doutorando pela Universidade de Economia e Negócios de Viena (Wirtschatft Universität Wien). Giem também é um dos controladores do Grupo Positivo e da Positivo Tecnologia.

Rodrigo Cesar Formighieri
Conselheiro

Rodrigo Cesar Formighieri. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Positivo e concluiu MBA em Finanças na Babson College.Trabalhou no Grupo Positivo, Posigraf e Positivo Tecnologia entre 2003 e 2007, ocupando funções relacionadas à finanças e TI. Atualmente é sócio da Unique Investimentos, empresa focada em intermediação financeira no mercado de ações, sócio da Oblivion Vapery, empresa focada em desenvolvimento e melhoria de cigarros eletrônicos e sócio do Restaurante Boqueria. Foi convidado em 2017 a participar como conselheiro na Positivo Tecnologia S.A.

Hélio Bruck Rotenberg
Conselheiro

Hélio Bruck Rotenberg. Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1983, e mestre em Informática pela PUC/RJ desde 1987. Iniciou suas atividades no Grupo Positivo em 1988, quando se tornou o primeiro diretor do curso de informática das Faculdades Positivo (atualmente, Universidade Positivo). Liderou, em 1989, a criação da Positivo Tecnologia, colocando a empresa como líder no mercado nacional de computadores e inserindo o país no mapa internacional da exportação de Tecnologia Educacional. Ocupou o cargo de Conselheiro independente do Conselho de Administração da Rodobens Negócios Imobiliários S.A. nos anos de 2008 e 2009.

Samuel Ferrari Lago
Conselheiro

Samuel Ferrari Lago. Formado em Administração de empresas pelas Faculdades Positivo. Iniciou sua carreira aos 16 anos, quando ingressou no Grupo Positivo, em 1983, como contínuo. Em 1984, assumiu o cargo de assistente de marketing. Em 1987, passou a atuar no departamento de recursos humanos e, a partir de 1989 no departamento financeiro, ambos na Administração Central do Grupo Positivo. Em 1990, passou a ocupar a gerência administrativa e de compras da Companhia. Em 1994, assumiu a gerência de compras do Grupo Positivo e, a partir de 2000, novamente na Companhia, passou a dirigir a área de Portais da empresa, onde implementou o projeto e permaneceu até agosto de 2007.

Rafael Moia Vargas
Conselheiro

Rafael Moia Vargas. Formado em Engenharia da Computação pela Universidade Positivo em 2012, e com certificação acadêmica na Stanford University em 2013. Trabalhou no Grupo Positivo durante dois anos, atuando nas areas financeira e administrativa. Atualmente o sr. Vargas é sócio da empresa Libero Administração de Bens e desde 2017 atua como membro do Conselho de Administração do Grupo Positivo.

Adriana Netto Ferreira Muratore de Lima*
Conselheira Independente

A Sra. Adriana Muratore é administradora formada pela EASP-Fundação Getúlio Vargas, com MBA pela FIA/USP e Vanderbuilt University, AMP por INSEAD. Atuou nas seguintes organizações nos últimos anos: sócia da Actavox Consultoria, Vice-Presidente Senior das áreas comercial, marketing e reabastecimento do Walmart Brasil, CMO do Carrefour Brasil, CMO da Parmalat Brasil, Diretora da Hypermarcas, Diretora Unilever Brasil em diversas áreas como marketing Brasil e global, comercial, sustentabilidade, entre outros. O critério de determinação da independência dos membros do Conselho de Administração é o do Regulamento do Novo Mercado.

Marcel Malczewski*
Conselheiro Independente

Marcel Malczewski é fundador da Bematech, fabricante de soluções de tecnologia para automação comercial adquirida em 2015 pela Totvs. Marcel foi diretor e membro do Conselho de Administração da Bematech até 2001, quando se tornou CEO. Ocupou a função até 2009 para então assumir a Presidência do Conselho de Administração. Atualmente é sócio e presidente da Trivèlla M3 Investimentos, gestora de Venture Capital no setor de tecnologia. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ciências no setor de Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e graduado em Administração pela Harvard Business School. Também foi professor e coordenador do Curso de Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Gustavo Jobim*
Conselheiro Independente

O Sr. Gustavo Jobim é administrador de empresas pela Universidade de São Paulo e MBA pela Wharton School – University of Pennsylvania. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração do FGC – Fundo Garantidor de Créditos onde também atua como membro dos Comitês de Pessoas e de Tecnologia. Também é Presidente do Conselho da GreenPass Tecnologia em Pagamentos, membro do Executive Internacional Board da Wharton School (Pensilvânia/USA); membro do Conselho do Wharton Clube do Brasil; e membro independente do Conselho e membro coordenador do Comitê de Auditoria da Yuny Incorporadora Holdings S.A. Anteriormente foi membro do Conselho de Gestão e Conselho Fiscal da Suzano Papel e Celulose; Conselho de Administração da Suzano Holding, MDS Brokerslink Insurance Brasil/Portugal e Alden Desenvolvimento Imobiliário; Conselho de Gestão da HiperStream Technology Brasil/Suíça; e presidente do Conselho de Investimento e de Risco da Bizma Investimentos.

* Independente

Além do Diretor Presidente, a Positivo Tecnologia conta com 7 diretores Vice-Presidentes que comandam áreas estratégicas para o desenvolvimento dos negócios da Companhia.

Hélio Bruck Rotenberg*
Diretor Presidente

Hélio Bruck Rotenberg é engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1983, e mestre em Informática pela PUC/RJ desde 1987. Iniciou suas atividades no Grupo Positivo em 1988, quando se tornou o primeiro diretor do curso de informática das Faculdades Positivo (atualmente, Universidade Positivo). Liderou, em 1989, a criação da Positivo Tecnologia, colocando a empresa como líder no mercado nacional de computadores e inserindo o país no mapa internacional da exportação de Tecnologia Educacional. Ocupou o cargo de Conselheiro independente do Conselho de Administração da Rodobens Negócios Imobiliários S.A. nos anos de 2008 e 2009.

Caio Gonçalves de Moraes*
Diretor Vice-Presidente de Finanças e RI

Caio Gonçalves Moraes é formado em engenharia química em 1998 pela USP, obteve especialização em finanças pela FGV em 1999.  atuou como Diretor Executivo Financeiro e de RI na Iochpe Maxion S.A. de 2016 a 2020, CFO na Mahle Metal Leve S.A. de 2013 a 2016, e na unidade sul-coreana da Valeo de 2008 a 2012, além de possuir experiência como executivo de finanças, controladoria e M&A em outras empresas de grande porte locais e internacionais.

Marielva Andrade Dias*
Diretora Vice-Presidente de Governo e Contas Estratégicas

Marielva Andrade Dias é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná em 1983. Em 2003, concluiu MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em 2013, concluiu MBA em Finanças pelo IBMEC/UP. Antes de ingressar na Companhia, atuou como Engenheira Civil, responsável por diversas obras no Paraná, tendo fundado a empresa Andrade Dias Construção Civil Ltda., onde atuou como sócia-gerente e engenheira responsável. Atua na Positivo Tecnologia desde 1992.

Rodrigo Guercio Teixeira*
Diretor Vice-Presidente Corporativo

Rodrigo Guercio Teixeira conta com mais de 22 de anos na indústria de tecnologia, trabalhando para empresas como Bull, Jabil, Dell, AMD, HP, HPE e Lenovo, antes de se juntar à Positivo. Com uma vasta experiência no mercado brasileiro, é reconhecidamente um líder centrado no cliente e que procura sempre trazer um crescimento mais rápido que o mercado aonde atua. Ao longo de sua carreira teve oportunidade de contribuir em distintas áreas de negócio, como “supply chain”, compras, logística, planejamento de produção, gestão e segmentação de produtos além de uma extensa atuação em vendas, pré-vendas e canais nas áreas de Hardware, Software e Serviços, onde com muita frequência liderou times e processos de vendas diretas e indiretas em distintas indústrias e segmentos. Rodrigo também teve a oportunidade de participar de vários processos de fusões, aquisições e “spin off´s” de operações e segmentos que lhe renderam muita experiência e adaptabilidade.

Mauricio Roorda
Diretor Vice-Presidente de Operações

Mauricio Roorda é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Em 1996, tornou-se mestre em Administração de Empresas pela Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management. Tem passagem pela direção de empresas do setor Financeiro e de Telecomunicações. Temas: urnas eletrônicas e operações fabris da Positivo Tecnologia. 

Norberto Maraschin Filho
Diretor Vice-Presidente de Negócios de Consumo

Norberto Maraschin Filho é formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e desde sempre seguiu o caminho da tecnologia.  Trabalhou por oito anos em consultorias estratégicas e atuou em mercados no Brasil, Colômbia, Equador e Índia. Sua experiência é ampla dentro do mundo da tecnologia, englobando definição e implementação de estratégias em diversas áreas como vendas e distribuição, marketing, financeiro, processos, sistemas e infraestrutura técnica. 

Passou a fazer parte da equipe da Positivo Informática em 2009, quando assumiu a gerência de Estratégia e Novos Negócios, liderando projetos de novos canais de distribuição, fusões e aquisições e de parcerias estratégicas com empresas de telecomunicações. Em 2010, coordenou as negociações que resultaram na entrada da companhia nos mercados da Argentina e Uruguai para vendas de dispositivos, e que levaram à criação da joint venture entre a Positivo Informática, como se chamava na época, e a BGH. Foi CEO da empresa resultante desse processo, a Positivo BGH. Em 2014, assumiu como vice-presidente de Mobilidade e Consumo.

Eduardo Azevedo Navarro Lizana
Diretor Vice-Presidente de Novos Negócios e Estratégia

Eduardo Navarro possui mais de 20 anos de experiência profissional como consultor e executivo em Finanças Corporativas, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, sendo que nos últimos 10 anos criou e transformou 3 unidades de negócios e atuou principalmente em Serviços Profissionais, Serviços Financeiros, Recursos Naturais, Manufatura e Bens de Consumo e Varejo. Trabalhou no Brasil e Reino Unido em renomadas companhias como McKinsey, KPMG, Lloyds Bank, MoneyGram e AXA. Possui mestrado em Gestão pela Universidade de Bristol, pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e graduação em Administração de Empresas pela FAE Buiness School.

Martin Oyanguren
Diretor Vice-Presidente de Tecnologia Educacional

Martin Oyanguren acumula em sua trajetória profissional experiência em vendas, crescimento e operações em grandes empresas como Ambev e Água de Cheiro. Em sua última função, foi presidente da atuação América Latina da Pearson no Brasil. Martin é graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário FEI e possui MBA Executivo pela BSP – Business School SP e em MBA em Administração pelo Insper.

*Estatutário
*Estatutário

O Conselho Fiscal da Companhia, que não possui caráter permanente, foi instalado na forma da lei e composto de 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, acionistas ou não, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária de 2022. Os trabalhos do Conselho Fiscal são regidos por seu Regimento Interno, aprovado em reunião do Conselho Fiscal realizada em 18/05/2018.

Irineu Homan
Conselheiro Efetivo

Iniciou sua carreira na empresa Ernst & Young Auditores Independentes em 1993 com foco na auditoria de controles internos e análise das demonstrações financeiras. Atualmente, sócio gerente de auditoria na Consult Auditores independentes, onde exerce atividades desde janeiro de 1999, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná em 1997, e pós-graduado em Controladoria pela UFPR e em Contabilidade Gerencial e Auditoria pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná – FAE Business School em 2006.

Carlos Tortelli
Conselheiro Suplente

O Sr. Carlos Tortelli, além de ocupar o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia, desempenhou a função de Sócio Gerente de Consultoria da Consult Auditores Independentes, a qual atua no setor de consultoria empresarial. Com mais de quatro décadas de atuação, a Consult é reconhecida como uma das mais respeitadas consultorias do país. Alicerçada em uma ampla rede de contatos e parceiros, dedica-se ao assessoramento de empresas e grupos econômicos nos mais diversificados segmentos de mercado.

Lincon Lopes Ferraz
Conselheiro Efetivo

Economista formado pela USP em 2006, e com MBA pela Fundação dom Cabral em 2015. Lincon é CFO no Club Athletico Paranaense desde 2019, atuou como diretor financeiro e de RI na Positivo Tecnologia de 2013 a 2019, e ocupou cargos como executivo de RI de 2008 a 2013 na Positivo Tecnologia e no grupo JSL.

Paulo Sérgio da Silva
Conselheiro Suplente

O Sr. Paulo Sérgio da Silva, além de ocupar o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia, desempenhou a função de Sócio Gerente de Auditoria da Consult Auditores Independentes, a qual atua no setor de consultoria empresarial.

Michelle Squeff
Conselheiro Efetivo

A Sra. Michelle Squeff é advogada formada pela UFRGS, com mestrado em Direito empresarial pela Universidade de Coimbra. Atua como Diretora Regional Sul da Better Governance Consultoria, Conselheira de Administração Independente da Latampart S.A., Conselheira de Administração na ADVB/RS; Conselheira Consultiva da SBDC – Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental, Conselheira Fiscal da ONG DU99, Governance Officer junto ao Sistema B, entidade vinculada à certificadora internacional BLab. Michelle também ocupa os cargos de Conselheira Fiscal Suplente da Companhia Brasileira de Distribuição, empresa integrante do Grupo Pão de Açucar; Conselheira Fiscal Suplente da Randon S/A Implementos e Participações e coordenadora geral do Capítulo RS IBGC. No passado, Michelle atuou como Advogada no Souto Correa Advogados, na área societária/M&A, Advogada no Veirano Advogados na área societária/M&A e Advogada no Grupo RBS na área societária/regulatória.

Marco Antonio Mayer Foletto
Conselheiro Suplente

O Sr. Marco Antonio Mayer Foletto, desempenha as funções de Conselheiro de Administração Independente da Petrobras Transportes e da Transpetro, é Membro Independente e Presidente do Comitê de Auditoria da Corsan, Membro Independente e Presidente do Comitê de Auditoria da PROCERGS, Membro do Conselho Fiscal na General Shoppings e Outlets do Brasil S/A, Membro Independente do Comitê de Auditoria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Membro Independente do Comitê de Auditoria e do Comitê de Elegibilidade na CEEE-RS, Membro do Conselho Fiscal na Lojas Marisa, Membro Suplente do Conselho da Metalúrgica Gerdau S.A. No passado atuou como Controller na Iochpe-Maxion e na Dell, Diretor de Auditoria na Tam, Diretor de Auditoria na CSN, Conselheiro Fiscal Independente na Falconi Consultores, Conselheiro de Administração Independente do Banrisul e Presidente do Conselho de Administração da Transpetro.