Administração
O Conselho de Administração da Positivo Tecnologia é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos seus negócios, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela eleição de seus diretores e fiscalização da respectiva gestão. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto favorável da maioria dos seus membros presentes nas respectivas reuniões.
As reuniões do Conselho de Administração da Companhia são convocadas pelo presidente do Conselho de Administração ou por, pelo menos, quatro de seus membros, sendo necessária a presença de, no mínimo, quatro membros do Conselho de Administração para que sejam realizadas as suas reuniões.
De acordo com o Estatuto Social da Positivo Tecnologia, o Conselho de Administração é composto por até 9 membros, e de acordo com o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20% dos conselheiros deverão ser independentes. O Conselho de Administração da Companhia possui atualmente quatro membros independentes. Todos os seus conselheiros são eleitos em Assembléia Geral de acionistas para mandato unificado de um ano, permitida a reeleição, podendo ser destituídos por seus acionistas reunidos também em Assembléia Geral.
Alexandre Dias, Sócio-fundador da São Pedro Capital, gestora de recursos independente focada em PIPEs/Pre-IPOs. Alexandre também foi sócio e membro do Comitê de Investimentos da Victoria Capital Partners, uma firma independente de private equity focada na América do Sul. Com quase 30 anos de carreira profissional, ocupou posições de CEO em várias companhias como Anhanguera Educacional – hoje parte da Cogna Educação –, Google no Brasil e DIRECTV na Argentina, Uruguai e Peru. No Grupo DIRECTV, também serviu nas funções de planejamento financeiro, desenvolvimento de negócios, e vendas e marketing, como Diretor Executivo na SKY Brasil. Trabalhou como consultor na McKinsey & Company nos escritórios do Brasil, Argentina e México, focado nas práticas de Instituições Financeiras e Telecom na região. Sua experiência anterior também inclui a área de M&A no banco de investimento Robertson Stephens nos EUA, a divisão de Private Equity do Credit Suisse no Brasil e a divisão de auditoria da Arthur Andersen também no Brasil. Atuou como Presidente do Conselho do Damásio Educacional e da Elemidia, além dos Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas e Qualicorp. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração da Positivo Tecnologia e Membro Independente do Conselho de Administração da Aliansce Sonae. Alexandre é engenheiro civil, graduado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1993 e recebeu seu MBA pela “The Anderson School of Management at UCLA”.
Giem Raduy Guimarães, 47 anos, atuou durante 18 anos na Gráfica e Editora Posigraf, onde exerceu a função de CEO até dezembro de 2012. A partir de 2013 Giem assumiu uma posição no Conselho de Administração do Grupo Positivo. Formado em Administração de Empresas, possui mestrados em Administração pela Universidade Positivo, International Business Law pela Universidade de Viena, além de ser doutorando pela Universidade de Economia e Negócios de Viena (Wirtschatft Universität Wien). Giem também é um dos controladores do Grupo Positivo e da Positivo Tecnologia.
Rodrigo Cesar Formighieri. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Positivo e concluiu MBA em Finanças na Babson College.Trabalhou no Grupo Positivo, Posigraf e Positivo Tecnologia entre 2003 e 2007, ocupando funções relacionadas à finanças e TI. Atualmente é sócio da Unique Investimentos, empresa focada em intermediação financeira no mercado de ações. Foi convidado em 2017 a participar como conselheiro na Positivo Tecnologia S.A.
Hélio Bruck Rotenberg. Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1983, e mestre em Informática pela PUC/RJ desde 1987. Iniciou suas atividades no Grupo Positivo em 1988, quando se tornou o primeiro diretor do curso de informática das Faculdades Positivo (atualmente, Universidade Positivo). Liderou, em 1989, a criação da Positivo Tecnologia, colocando a empresa como líder no mercado nacional de computadores e inserindo o país no mapa internacional da exportação de Tecnologia Educacional. Ocupou o cargo de Conselheiro independente do Conselho de Administração da Rodobens Negócios Imobiliários S.A. nos anos de 2008 e 2009.
Samuel Ferrari Lago. Formado em Administração de empresas pelas Faculdades Positivo. Iniciou sua carreira aos 16 anos, quando ingressou no Grupo Positivo, em 1983, como contínuo. Em 1984, assumiu o cargo de assistente de marketing. Em 1987, passou a atuar no departamento de recursos humanos e, a partir de 1989 no departamento financeiro, ambos na Administração Central do Grupo Positivo. Em 1990, passou a ocupar a gerência administrativa e de compras da Companhia. Em 1994, assumiu a gerência de compras do Grupo Positivo e, a partir de 2000, novamente na Companhia, passou a dirigir a área de Portais da empresa, onde implementou o projeto e permaneceu até agosto de 2007.
Rafael Moia Vargas. Formado em Engenharia da Computação pela Universidade Positivo em 2012, e com certificação acadêmica na Stanford University em 2013. Trabalhou no Grupo Positivo durante dois anos, atuando nas areas financeira e administrativa. Atualmente o sr. Vargas é sócio da empresa Libero Administração de Bens e desde 2017 atua como membro do Conselho de Administração do Grupo Positivo.
A Sra. Adriana Muratore é administradora formada pela EASP-Fundação Getúlio Vargas, com MBA pela FIA/USP, Vanderbuilt University, AMP por INSEAD e pós-graduada em inovação no MIT e Finanças no INSPER. Atuou nas seguintes organizações nos últimos anos: sócia da Actavox Consultoria, Vice-Presidente Senior das áreas comercial, marketing e reabastecimento do Walmart Brasil, CMO do Carrefour Brasil, CMO da Parmalat Brasil, Diretora da Hypermarcas, Diretora Unilever Brasil em diversas áreas como marketing Brasil e global, comercial, sustentabilidade, entre outros. Atualmente é conselheira consultiva da Midea Carrier e Diretora do Programa Diversidade em Conselho (PDeC) organizado por B3/IBGC/IFC/WCD.
Marcel Malczewski é fundador da Bematech, fabricante de soluções de tecnologia para automação comercial adquirida em 2015 pela Totvs. Marcel foi diretor e membro do Conselho de Administração da Bematech até 2001, quando se tornou CEO. Ocupou a função até 2009 para então assumir a Presidência do Conselho de Administração. Atualmente é sócio e presidente da Trivèlla M3 Investimentos, gestora de Venture Capital no setor de tecnologia. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ciências no setor de Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e graduado em Administração pela Harvard Business School. Também foi professor e coordenador do Curso de Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Fernando Freitas é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mestre pela Universidade de Michigan em Engenharia Industrial e Administração de Empresas. Iniciou sua carreira na Itautec atuando na área industrial. Após concluir sua pós-graduação, ingressou na McKinsey & Company, atuando como consultor e posteriormente como sócio, liderando projetos em diversos setores, no Brasil e no exterior, por mais de uma década. Posteriormente, ocupou cargos executivos na Telefônica Brasil e na AGN Participações, além de exercer a função de executivo-chefe na B&A Mineração. É sócio fundador da Pactor Finanças Corporativas e Consultoria, onde realiza projetos de consultoria estratégica, governança, gestão e desenvolvimento de negócios, e em processos de fusões e aquisições em variados segmentos do mercado.
Além do Diretor Presidente, a Positivo Tecnologia conta com 7 diretores Vice-Presidentes que comandam áreas estratégicas para o desenvolvimento dos negócios da Companhia.
Hélio Bruck Rotenberg é engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1983, e mestre em Informática pela PUC/RJ desde 1987. Iniciou suas atividades no Grupo Positivo em 1988, quando se tornou o primeiro diretor do curso de informática das Faculdades Positivo (atualmente, Universidade Positivo). Liderou, em 1989, a criação da Positivo Tecnologia, colocando a empresa como líder no mercado nacional de computadores e inserindo o país no mapa internacional da exportação de Tecnologia Educacional. Ocupou o cargo de Conselheiro independente do Conselho de Administração da Rodobens Negócios Imobiliários S.A. nos anos de 2008 e 2009.
Caio Gonçalves Moraes é formado em engenharia química em 1998 pela USP, obteve especialização em finanças pela FGV em 1999. atuou como Diretor Executivo Financeiro e de RI na Iochpe Maxion S.A. de 2016 a 2020, CFO na Mahle Metal Leve S.A. de 2013 a 2016, e na unidade sul-coreana da Valeo de 2008 a 2012, além de possuir experiência como executivo de finanças, controladoria e M&A em outras empresas de grande porte locais e internacionais.
Marielva Andrade Dias é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná em 1983. Em 2003, concluiu MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em 2013, concluiu MBA em Finanças pelo IBMEC/UP. Antes de ingressar na Companhia, atuou como Engenheira Civil, responsável por diversas obras no Paraná, tendo fundado a empresa Andrade Dias Construção Civil Ltda., onde atuou como sócia-gerente e engenheira responsável. Atua na Positivo Tecnologia desde 1992.
Rodrigo Guercio Teixeira conta com mais de 22 de anos na indústria de tecnologia, trabalhando para empresas como Bull, Jabil, Dell, AMD, HP, HPE e Lenovo, antes de se juntar à Positivo. Com uma vasta experiência no mercado brasileiro, é reconhecidamente um líder centrado no cliente e que procura sempre trazer um crescimento mais rápido que o mercado aonde atua. Ao longo de sua carreira teve oportunidade de contribuir em distintas áreas de negócio, como “supply chain”, compras, logística, planejamento de produção, gestão e segmentação de produtos além de uma extensa atuação em vendas, pré-vendas e canais nas áreas de Hardware, Software e Serviços, onde com muita frequência liderou times e processos de vendas diretas e indiretas em distintas indústrias e segmentos. Rodrigo também teve a oportunidade de participar de vários processos de fusões, aquisições e “spin off´s” de operações e segmentos que lhe renderam muita experiência e adaptabilidade.
Mauricio Roorda é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Em 1996, tornou-se mestre em Administração de Empresas pela Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management. Tem passagem pela direção de empresas do setor Financeiro e de Telecomunicações. Temas: urnas eletrônicas e operações fabris da Positivo Tecnologia.
Norberto Maraschin Filho é formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e desde sempre seguiu o caminho da tecnologia. Trabalhou por oito anos em consultorias estratégicas e atuou em mercados no Brasil, Colômbia, Equador e Índia. Sua experiência é ampla dentro do mundo da tecnologia, englobando definição e implementação de estratégias em diversas áreas como vendas e distribuição, marketing, financeiro, processos, sistemas e infraestrutura técnica.
Passou a fazer parte da equipe da Positivo Informática em 2009, quando assumiu a gerência de Estratégia e Novos Negócios, liderando projetos de novos canais de distribuição, fusões e aquisições e de parcerias estratégicas com empresas de telecomunicações. Em 2010, coordenou as negociações que resultaram na entrada da companhia nos mercados da Argentina e Uruguai para vendas de dispositivos, e que levaram à criação da joint venture entre a Positivo Informática, como se chamava na época, e a BGH. Foi CEO da empresa resultante desse processo, a Positivo BGH. Em 2014, assumiu como vice-presidente de Mobilidade e Consumo.
Eduardo Navarro possui mais de 20 anos de experiência profissional como consultor e executivo em Finanças Corporativas, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, sendo que nos últimos 10 anos criou e transformou 3 unidades de negócios e atuou principalmente em Serviços Profissionais, Serviços Financeiros, Recursos Naturais, Manufatura e Bens de Consumo e Varejo. Trabalhou no Brasil e Reino Unido em renomadas companhias como McKinsey, KPMG, Lloyds Bank, MoneyGram e AXA. Possui mestrado em Gestão pela Universidade de Bristol, pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e graduação em Administração de Empresas pela FAE Buiness School.
Martin Oyanguren acumula em sua trajetória profissional experiência em vendas, crescimento e operações em grandes empresas como Ambev e Água de Cheiro. Em sua última função, foi presidente da atuação América Latina da Pearson no Brasil. Martin é graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário FEI e possui MBA Executivo pela BSP – Business School SP e em MBA em Administração pelo Insper.
Leandro Rosa dos Santos é graduado em Engenharia Mecânica e especialista em Inteligência Artificial, Qualidade e Produtividade. Também possui formação em Gestão de Negócios pela FGV-SP e Stanford University, nos Estados Unidos. A última atuação profissional foi na função de principal liderança da unidade brasileira da Flex, multinacional sediada na Califórnia que presta serviços de manufatura avançada de produtos eletrônicos para as empresas mais inovadoras no mundo, transformando a operação Brasileira em referência global reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como Farol Global de Tecnologia e Sustentabilidade. Ele também foi presidente do Conselho de Diretores do Instituto de Tecnologia (FIT) e mantém assento como membro do conselho da Amcham e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e, ao longo da carreira, acumulou experiências em empresas como Solectron e Neurotec.
Os Comitês de Assessoramento não-estatutários de caráter consultivo e de suporte do Conselho de Administração da Positivo Tecnologia, foram aprovados com a finalidade de estabelecer seus regimentos internos, incluindo regras sobre composição, prazo de gestão e funcionamento.
(a) opinar na contratação e destituição dos serviços de auditoria independente;
(b) avaliar as informações trimestrais, demonstrações intermediárias e demonstrações financeiras;
(c) acompanhar as atividades da auditoria interna e da área de controles internos da companhia;
(d) avaliar e monitorar as exposições de risco da companhia; e
(e) avaliar, monitorar, e recomendar à administração a correção ou aprimoramento das políticas internas da companhia, incluindo a política de transações entre partes relacionadas.
Membros:
- Gustavo Kehl Jobim (Membro Coordenador)
- Alexandre Silveira Dias
- Eduardo Mormino
- João Ramos de Almeida
a avaliação das práticas financeiras, contábeis e de relações com investidores da Companhia.
Membros:
- Alexandre Silveira Dias (Presidente)
- Rafael Moia Vargas
- Rodrigo Cesar Formighieri
(a) revisar e aprimorar as políticas de recursos humanos e de gestão de pessoas;
(b) recomendar os critérios gerais de remuneração e as políticas de benefícios dos administradores da Companhia e de sociedades controladas, direta ou indiretamente, em linha com a Política de Remuneração dos Administradores; e
(c) auxiliar, quando solicitado pelo Conselho de Administração, no gerenciamento de planos de incentivo de longo prazo da Companhia, inclusive, do Plano de Opção de Compra de Ações.
Membros:
- Alexandre Silveira Dias (Presidente)
- Ana Lucia Moreira Caltabiano
- Giem Raduy Guimarães
- Helio Bruck Rotenberg
(a) Concretizar marcas fortes que criem diferenciação junto ao mercado em segmentos de públicos diversos e complementares;
(b) Criar Plano de Comunicação para tornar eficaz as metas das marcas; e
(c) Colaborar para a Companhia incrementar o valor da ação no mercado
Membros:
- Adriana Netto Ferreira Muratore de Lima (Presidente)
- Giem Raduy Guimarães
- Helio Bruck Rotenberg
Validar e acompanhar a estratégia da área de Tecnologia Educacional, assim como os resultados performados ao longo do trimestre, auxiliando a administração no aprimoramento de eventuais estratégias e forma de atuação para expansão e diversificação da frente de tecnologia educacional.
Membros:
- Helio Bruck Rotenberg (Membro Coordenador)
- Samuel Ferrari Lago (Membro Coordenador)
- Alexandre Silveira Dias
- Lucas Raduy Guimarães
(a) revisar e discutir a estratégia da Companhia e seu portfólio de negócios;
(b) revisar e discutir a performance e a estratégia individuais de cada Unidade de Negócio ou Avenida de Crescimento; e
(c) revisar, discutir e recomendar sobre oportunidades de parcerias estratégicas, inclusive inorgânicas; sendo que em todos os casos terá papel de auxiliar/suportar a administração da Companhia no endereçamento dos temas relacionados.
Membros:
- Helio Bruck Rotenberg (Membro Coordenador)
- Alexandre Silveira Dias
- Fernando Costa de Freitas
- Giem Raduy Guimarães
- Marcel Martin Malczewsk
(i) zelar e garantir a devida implementação, manutenção, controle e resultados do Programa de Integridade da Companhia, reportando o planejamento, evolução e resultados ao Conselho de Administração na periodicidade que lhe seja definida;
(ii) informar, acompanhar, exigir e zelar pelo correto cumprimento, pela Companhia, suas coligadas, subsidiárias, administradores, colaboradores e prestadores de serviços, com relação a leis e normas, bem como aos códigos e políticas da Companhia;
(iii) avaliar, monitorar e recomendar ao Comitê de Auditoria a correção ou aprimoramento das políticas internas, em periodicidade anual ou de acordo com as necessidades da Companhia;
(iv) analisar com imparcialidade e sigilo todas as questões referentes ao Código de Conduta do Colaborador;
(v) aprovar alterações e atualizações do Código de Conduta do Colaborador sempre que necessário, “ad referendum” do Conselho de Administração;
(vi) aprovar a revisão da Política Corporativa de Prevenção à Corrupção e da Política Corporativa Concorrencial, em periodicidade anual ou de acordo com as necessidades da Companhia;
(vii)estabelecer, consultada a Diretoria Jurídica Corporativa, diretrizes para a atuação da Companhia em licitações públicas;
(viii) guardar e zelar pela não ocorrência de situações de potencial conflito de interesses entre partes relacionadas da
Companhia, atuando sob iniciativa própria, provocação do Conselho de Administração, da diretoria, das gerências da
Companhia ou de quaisquer interessados;
(ix) reportar-se ao Conselho de Administração, preparando relatórios e/ou pareceres para auxiliar as deliberações nas reuniões do Conselho; e
(x) definir a composição e as atribuições da Comissão de Ética, com poderes para delegar-lhe as atribuições que julgar adequadas, exceto as definidas acima.
A criação do Comitê de Integridade foi formalmente aprovada em reunião do Conselho de Administração realizada em
24/04/2018. O Comitê se reporta, operacionalmente, à Presidência e, do ponto de vista estratégico e de garantias, ao Conselho de Administração. Atualmente é composto por 3 (três) Vice-Presidentes – Financeiro, Operações e Negócios para Instituições Públicas.
Membros:
- Caio Gonçalves de Moraes
- Mauricio Roorda
- Marielva Andrade Dias