Formador de Mercado

O formador de mercado é um agente que se compromete a manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua a um spread máximo estabelecido, facilitando os negócios e mitigando movimentos artificiais no preço da ação causados por falta de liquidez.

A utilização de formadores de mercado é algo bastante comum no exterior e começa a se desenvolver no mercado de ações brasileiro. A BM&FBovespa tem continuamente estimulado as companhias a terem formadores de mercado visando promover a negociação de suas ações e aumentar a liquidez.

Em maio de 2007, a Positivo Tecnologia contratou a UBS Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. como formador de mercado, com o intuito de promover o melhor ambiente para negociação de suas ações. Este serviço foi prestado até abril de 2009, quando a companhia optou por não renovar referido contrato.

Em julho de 2010, dada a menor liquidez registrada nos meses imediatamente anteriores, a Positivo Tecnologia decidiu contratar novamente um formador de mercado, reforçando seu compromisso com seus investidores e com as melhores práticas de negociação. Desta forma, foi contratada a BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., com data de início das operações em 22 de julho de 2010. Para mais informações, clique aqui.

 

Tipo de Ativo: Ação
Código de Negociação: POSI3
Código ISIN: BRPOSIACNOR9
Spread Máximo: 3,0%
Lote Mínimo por Oferta: 5.000 ações
Lote-Padrão do Ativo: 100
Formador de Mercado: BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.
Prazo do Contrato: Até 01/09/2011, prorrogável automaticamente
Início de Vigência do Contrato: 20/07/2010
Início da atividade como Formador de Mercado: 22/07/2010