Conselho de Administração, Fiscal e Diretoria

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Positivo Tecnologia é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos seus negócios, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela eleição de seus diretores e fiscalização da respectiva gestão. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto favorável da maioria dos seus membros presentes nas respectivas reuniões.

As reuniões do Conselho de Administração da Companhia são convocadas pelo presidente do Conselho de Administração ou por, pelo menos, quatro de seus membros, sendo necessária a presença de, no mínimo, quatro membros do Conselho de Administração para que sejam realizadas as suas reuniões.

O Estatuto Social da Positivo Tecnologia estabelece um número de seis ou sete conselheiros, sendo um presidente do Conselho de Administração. De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20% dos conselheiros deverão ser independentes. O Conselho de Administração da Companhia possui atualmente dois membros independentes. Todos os seus conselheiros são eleitos em Assembléia Geral de acionistas para mandato unificado de um ano, permitida a reeleição, podendo ser destituídos por seus acionistas reunidos também em Assembléia Geral.

Nome Idade Data da Posse Cargo
Alexandre Silveira Dias 47 30/05/2019 Presidente do Conselho (não executivo e independente)

Alexandre Silveira Dias. Engenheiro civil, graduado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1993 e recebeu seu MBA pela “The Anderson School of Management at UCLA”. É sócio e membro do Comitê de Investimentos da Victoria Capital Partners, uma firma independente de private equity focada na América do Sul. Ocupou posições de CEO em várias companhias como Anhanguera Educacional Participações S.A. – hoje parte da Kroton Educacional S.A. -, Google no Brasil e DIRECTV na Argentina, Uruguai e Peru. No Grupo DIRECTV, também serviu nas funções de planejamento financeiro, desenvolvimento de negócios, e vendas e marketing, como Diretor Executivo na SKY Brasil. Trabalhou como consultor na McKinsey & Company nos escritórios do Brasil, Argentina e México, focado nas práticas de Instituições Financeiras e Telecom na região. Sua experiência anterior também inclui a área de M&A no banco de investimento Robertson Stephens nos EUA, a divisão de Private Equity do Credit Suisse no Brasil e a divisão de auditoria da Arthur Andersen. Atuou como Presidente do Conselho do Damásio Educacional S.A. e nos Conselhos de Administração do Grupo Oncoclínicas S.A. e da Cellera Farma. Atualmente, atua como Presidente do Conselho da Elemidia S.A., Conselheiro da NutriCare Suplementos S.A. e Membro Independente do Conselho de Administração da Qualicorp S.A.

Giem Raduy Guimarães 49 30/05/2019 Conselheiro

Giem Raduy Guimarães, 47 anos, atuou durante 18 anos na Gráfica e Editora Posigraf, onde exerceu a função de CEO até dezembro de 2012. A partir de 2013 Giem assumiu uma posição no Conselho de Administração do Grupo Positivo. Formado em Administração de Empresas, possui mestrados em Administração pela Universidade Positivo, International Business Law pela Universidade de Viena, além de ser doutorando pela Universidade de Economia e Negócios de Viena (Wirtschatft Universität Wien). Giem também é um dos controladores do Grupo Positivo e da Positivo Tecnologia.

Rodrigo Cesar Formighieri 37 30/05/2019 Conselheiro

Rodrigo Cesar Formighieri. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Positivo e concluiu MBA em Finanças na Babson College.Trabalhou no Grupo Positivo, Posigraf e Positivo Tecnologia entre 2003 e 2007, ocupando funções relacionadas à finanças e TI. Atualmente é sócio da Unique Investimentos, empresa focada em intermediação financeira no mercado de ações, sócio da Oblivion Vapery, empresa focada em desenvolvimento e melhoria de cigarros eletrônicos e sócio do Restaurante Boqueria. Foi convidado em 2017 a participar como conselheiro na Positivo Tecnologia S.A.

Pedro Santos Ripper 45 30/05/2019 Conselheiro Independente

Pedro Santos Ripper. Formado em Engenharia de Computação pela PUC do Rio em 1996, é Mestre em Engenharia de Software conjunto pela PUC do Rio e pelo MIT (Media Lab) nos EUA em 1998. Concluiu também o Advanced Management Program pela Harvard Business School nos EUA em 2007. Foi Diretor da consultoria de gestão e estratégia em tecnologia e telecom da DiamondCluster em Barcelona com foco em todo mercado Europeu. Foi Diretor Executivo da Promon IP e do grupo Promon Tecnologia. Foi responsável pela área de soluções da Cisco Systems na América Latina e também Presidente da Operação da Cisco Systems no Brasil. Mais recentemente, foi vice-presidente da Oi SA onde liderou diversas áreas como as de estratégia, novos negócios, tecnologia, inovação e M&A. Atualmente é Presidente e sócio das empresas de tecnologia Bemobi e Mobicare.

Hélio Bruck Rotenberg 57 30/05/2019 Conselheiro

Hélio Bruck Rotenberg. Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1983, e mestre em Informática pela PUC/RJ desde 1987. Iniciou suas atividades no Grupo Positivo em 1988, quando se tornou o primeiro diretor do curso de informática das Faculdades Positivo (atualmente, Universidade Positivo). Liderou, em 1989, a criação da Positivo Tecnologia, colocando a empresa como líder no mercado nacional de computadores e inserindo o país no mapa internacional da exportação de Tecnologia Educacional. Ocupou o cargo de Conselheiro independente do Conselho de Administração da Rodobens Negócios Imobiliários S.A. nos anos de 2008 e 2009.

Samuel Ferrari Lago 52 30/05/2019 Conselheiro

Samuel Ferrari Lago. Formado em Administração de empresas pelas Faculdades Positivo. Iniciou sua carreira aos 16 anos, quando ingressou no Grupo Positivo, em 1983, como contínuo. Em 1984, assumiu o cargo de assistente de marketing. Em 1987, passou a atuar no departamento de recursos humanos e, a partir de 1989 no departamento financeiro, ambos na Administração Central do Grupo Positivo. Em 1990, passou a ocupar a gerência administrativa e de compras da Companhia. Em 1994, assumiu a gerência de compras do Grupo Positivo e, a partir de 2000, novamente na Companhia, passou a dirigir a área de Portais da empresa, onde implementou o projeto e permaneceu até agosto de 2007.

Rafael Moia Vargas 29 30/05/2019 Conselheiro

Rafael Moia Vargas. Formado em Engenharia da Computação pela Universidade Positivo em 2012, e com certificação acadêmica na Stanford University em 2013. Trabalhou no Grupo Positivo durante dois anos, atuando nas areas financeira e administrativa. Atualmente o sr. Vargas é sócio da empresa Libero Administração de Bens e desde 2017 atua como membro do Conselho de Administração do Grupo Positivo.

Diretoria

Os diretores da Positivo Tecnologia são os seus representantes legais, responsáveis principalmente pela administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pela Assembléia Geral de seus acionistas e pelo seu Conselho de Administração, conduzindo os atos relacionados ao seu funcionamento regular.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria da Companhia deve ser residente e domiciliado no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, no máximo um terço dos cargos do Conselho de Administração poderá ser preenchido por membros da Diretoria.

De acordo com o Estatuto Social da Positivo Tecnologia, a Diretoria é composta por até 12 membros, sendo que atualmente ela é formada por seis membros. Os diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia podendo, a qualquer tempo, ser por ele destituídos. Os mandatos dos membros da Diretoria são de dois anos, permitida a reeleição.

Nome Idade Data da Posse Cargo
Hélio Bruck Rotenberg 55 21/05/2019 Diretor Presidente

Hélio Bruck Rotenberg. Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1983, e mestre em Informática pela PUC/RJ desde 1987. Iniciou suas atividades no Grupo Positivo em 1988, quando se tornou o primeiro diretor do curso de informática das Faculdades Positivo (atualmente, Universidade Positivo). Liderou, em 1989, a criação da Positivo Tecnologia, colocando a empresa como líder no mercado nacional de computadores e inserindo o país no mapa internacional da exportação de Tecnologia Educacional. Ocupou o cargo de Conselheiro independente do Conselho de Administração da Rodobens Negócios Imobiliários S.A. nos anos de 2008 e 2009.

Paulo Eduardo Junqueira de Arantes Filho 44 21/05/2019 Diretor Vice-Presidente de Finanças e RI

Paulo Eduardo Junqueira de Arantes Filho. Vice Presidente de Finanças e RI, Formado em 1998 em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e Pós-Graduado em 2003 em Finanças Corporativas pela Universidade Positivo. Concluiu o Advanced Management Program pela Wharton Business School – University of Pennsylvania nos EUA em 2018. Atuou como CFO na Inframerica Concessionária dos Aeroportos de Brasília e Natal entre 2014 e 02/2019. Entre 2011 e 2014 foi CFO e DRI da Unicasa Móveis, tendo liderado o IPO da Companhia em abril de 2012. Foi Chief Accounting Officer Latam na CNH Industrial – Grupo Fiat entre 2010 e 2011 e Diretor de Tesouraria e RI na Imcopa S.A. entre 2007 e 2010, empresa processadora de soja. Atuou ainda como auditor e consultor fiscal pela Arthur Andersen por 5 anos.

Marielva Andrade Dias 55 21/05/2019 Diretora Vice-Presidente de Governo e Contas Estratégicas

Marielva Andrade Dias. Vice-Presidente de Governo e Contas Estratégica da Positivo Tecnologia S.A. Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná em 1983. Em 2003, concluiu MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em 2013, concluiu MBA em Finanças pelo IBMEC/UP. Antes de ingressar na Companhia, atuou como Engenheira Civil, responsável por diversas obras no Paraná, tendo fundado a empresa Andrade Dias Construção Civil Ltda., onde atuou como sócia-gerente e engenheira responsável. Atua na Positivo Tecnologia desde 1992.

Álvaro Luis Cruz 54 21/05/2019 Diretor Vice-Presidente de Tecnologia Educacional

Álvaro Luis Cruz. Vice-Presidente de Tecnologia Educacional. Formado em Arquitetura pela USP. MBA em Strategic Planning – Global Business pela University of Pittsburgh em 2002. Estudou na University of Pennsylvania, na Wharton School Strategy and Global Planning em 2009. Participou do Global CEO Program na IESE Business School, em 2009. Atuou como diretor de marketing na QMágico, empresa focada em soluções de tecnologia educacional, entre 2013 e 2016. Também atuou como country manager na Mind Group International e diretor na Mind Lab, entre 2009 e 2012. Ocupou cargos de CEO na LEGO Education Brazil e COO na Lego ZOOM Int. / Denmark/Brazil, entre 2007 e 2009. Trabalhou como diretor de desenvolvimento da Kroton Education, entre 2004 e 2007. Atualmente é membro do conselho consultivo na Integer Group.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Companhia, que não possui caráter permanente, foi instalado na forma da lei e composto de 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, acionistas ou não, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária de 2019, após requisição por parte de acionistas.

Nome Idade Data da Posse Cargo
Paulo Sergio da Silva 51 30/05/2019 Conselheiro Efetivo

Paulo Sergio da Silva. Contador, Auditor e Advogado, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL em 1992 e em Direito pelo Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade em 2007, ambas com certificado de honra ao mérito pela graduação em 1º lugar. Pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Auditoria pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Participação em diversos cursos de normas de contabilidade e auditoria internacional. Iniciou suas atividades em auditoria na Consult Auditores Independentes em 1994, onde exerce, atualmente, o cargo de sócio gerente de auditoria. É também o profissional responsável pela gerência geral da área de Auditoria do Grupo Consult.

Rafael de Souza Morsch 29 30/05/2019 Conselheiro Efetivo

Rafael de Souza Morsch. Sócio fundador e diretor da Zenith Asset Management (2012 até o momento). É gestor credenciado pela CVM para administração de carteiras de valores mobiliários. Formado em Ciências Econômicas pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como trainee de analista de investimentos na Solidus S/A CCVM. Foi conselheiro de administração na LIQ Participações S/A. Foi conselheiro fiscal efetivo da Forjas Taurus S/A e Excelsior Alimentos S/A. É conselheiro fiscal efetivo da Companhia Tecidos Santanense S/A, ENCORPAR S/A e COTEMINAS S/A.

Irineu Homan 47 30/05/2019 Conselheiro Efetivo

Irineu Homan. Iniciou sua carreira na empresa Ernst & Young Auditores Independentes em 1993 com foco na auditoria de controles internos e análise das demonstrações financeiras. Atualmente, sócio gerente de auditoria na Consult Auditores independentes, onde exerce atividades desde janeiro de 1999, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná em 1997, e pós-graduado em Controladoria pela UFPR e em Contabilidade Gerencial e Auditoria pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná – FAE Business School em 2006.