Indústria e Tecnologia

Indústria de Informática e Hardware

A Positivo Tecnologia possui uma forte presença no mercado nacional, registrando participação de 16,6% no mercado de PCs no ano de 2018, de acordo com o IDC, mantendo-se entre as líderes de vendas de um mercado altamente competitivo. A Companhia registrou volume de 939,2 mil unidades vendidas no ano, o que representa um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior.

Preços

Considerando que cerca de 90% do custo de um computador é atrelado ao Dólar, a taxa de câmbio representa um dos principais indicadores para a precificação no mercado de computadores. De 2017 a 2019, o preço médio de desktops no Brasil aumentou 24%, impulsionado pela alta de 21% do dólar médio entre os períodos, por maiores configurações médias, decorrentes da menor proporção de vendas no Varejo. Os notebooks apresentaram elevação de 23%, também influenciados pela alta do dólar, sendo que o aumento da proporção de vendas corporativas e das configurações médias mais elevadas ocorreu com menor intensidade em relação ao observado na categoria de desktops.

No mercado de celulares, foi verificada uma redução dos preços em função da forte competição entre os fabricantes, que proporcionou significativos descontos ao consumidor final no período entre 2016 e 2018. Em 2019, foi apresentada uma leve alta no preço médio, uma vez que o alto estoque de smartphones presenciado no 1T19 que foram distribuídos em 2T19, o que auxilia no aumento do preço médio do equipamento. Além disso, diversas companhias optaram pelo aumento das configurações básicas de seus smartphones, o que auxilia no aumento do custo de insumos e, por consequência, variação no preço médio no período.

Disponibilidade de crédito

A oferta de crédito no Brasil continua apresentando elevadas taxas de expansão. No primeiro semestre de 2019 o montante de operações de crédito a partir de recursos livres para pessoas físicas atingiu R$ 1.018,0 bilhões, representando um crescimento de 10,8%, segundo o BACEN. Esta dinâmica favorece especialmente as classes de renda mais baixa, enquanto as redes varejistas são uma das principais ofertantes de crédito a estas classes.

Taxa de Câmbio

Conforme visualizado no gráfico a seguir, a partir de abril/18 a trajetória da taxa de câmbio foi impactada por indefinições sobre o cenário político brasileiro, o que trouxe instabilidade ao mercado de câmbio e proporcionou forte valorização do Dólar. A moeda atingiu o patamar de R$ 4,20 em ago/18, acompanhando a deterioração de outras variáveis como o Risco Brasil (CDS), que registraram máximas históricas. A partir de outubro, o cenário eleitoral definido e as perspectivas positivas sobre reformas tributária e previdenciária contribuiram para o início da recomposição do sentimento de otimismo ao mercado local, que pode ser evidenciado pela queda do Dólar a partir de setembro de 2018, porém contando ainda com a manutenção de um patamar médio elevado até o fim do primeiro semestre de 2019.

Nível de emprego e de renda da população

Após a evolução e perspectiva de melhora dos indicadores sociais e econômicos experimentada até 2014 ter sido revertida pela recessão econômica ocorrida entre 2015 e 2016, os indicadores econômicos voltaram a mostrar evolução positiva entre 2017 e 2018. A taxa de desemprego em Dez/18 e Jun/19 atingiu o menor valor desde Fev/16, na casa de 12%. O Índice de Confiança do Consumidor chegou em 2018 aos 93,8 pontos, e encerrou o primeiro semestre de 2018 ao 88,5 pontos.

Fatores que afetaram materialmente os resultados operacionais

A situação financeira da Companhia e o resultado de suas operações têm sido influenciados por fatores como o nível do emprego e da renda da população, a confiança do consumidor, a disponibilidade de crédito, o ambiente competitivo da indústria de PCs e celulares e a taxa de câmbio.

O mercado de computadores brasileiro apresentou queda de 1,8% nos primeiros seis meses de 2019, em relação ao mesmo perído do ano anterior, a redução de consumo se deu principalmente em função do aumento dos preços destes dispositivos no varejo a partir de 2019, com o repasse dos novos patamares de cotação do Dólar e o fim de vigência de isenções fiscais para os revendedores, além da prorrogação de entregas à órgãos públicos no período, devido à renovação dos mandatos das equipes administrativas nas esferas federal e estadual após as eleições. Na comparação entre 2018 e 2017, o mercado cresceu 7,5% indicando recuperação a longo prazo da crise que retraiu o consumo entre 2014 e 2016.

O mercado de celulares expandiu-se 1% em relação ao ano anterior, representando uma normalização dos níveis de consumo, após a grande alta apresentada por este mercado entre 2016 9 2017. Vale destacar que em 2019 foi mantida a forte competição das três líderes do mercado, que concentraram 80% do volume do mercado.

Áreas de Negócio da Positivo Tecnologia

O portfólio da Companhia compreende desktops, notebooks, tablets, telefones celulares e servidores, e nossa atuação é segmentada nos mercados de varejo, governo e corporativo.

i. Segmento de Varejo. No varejo, distribuímos nossos produtos em lojas físicas e online por meio dos principais varejistas do Brasil (incluindo distribuidoras do tier 1, como Carrefour, Magazine Luiza, Fast Shop, Via Varejo, Extra, Cnova, Walmart, B2W, Lojas Americanas, do tier 2, como Pernambucanas, Koerich, Bemol, Grupo Mateus, Lojas Cem, Zenir Móveis, Fujioka, Riachuelho e do tier 3, como Infoeletromix, Mundial Magazine, Haikai, Techstore, Koisa Nossa, Avenida Cell e planeta eletrônicos), mas ainda com pouca exposição a varejistas de pequeno porte, vetor importante da estratégia de crescimento da Companhia. Das vendas no segmento de Varejo em 2019, 74,5% foram realizadas por via física e 25,5% em canais online.

ii. Government Bid Segment. In terms of the supply of computers to the public sector, we dominate the government bid market, especially between 2012 and 2015, when there were several bids from the Ministry of Education through the National Education Development Fund, although the Company has been operating in this market for more than 25 years. ;

iii. Segmento Corporativo. No mercado corporativo, vendemos nossos produtos em grande escala para empresas e é um nicho no qual nossa penetração de mercado tem apresentado um sólido crescimento nos últimos anos, se comparado historicamente. Em 2010, possuíamos 2.2% de Market share e, em 2018, esse número subiu para 8.2%.

Vantagens da Positivo Tecnologia

Nossos principais pontos fortes no mercado em que atuamos são:

Profundo conhecimento do mercado brasileiro e do consumidor da classe média. Nós temos um conhecimento que cremos ser único dos consumidores da classe média brasileira, atuamos há 30 anos neste mercado, o que possibilitou acumularmos um profundo conhecimento dos mercados locais e necessidades dos consumidores. Criamos uma marca líder em market share, com grande aceitação na classe média brasileira, o que nos possibilita uma velocidade de entrada no mercado diferenciada.

Forte relacionamento com os canais de distribuição. Nossa presença nas principais redes de varejo nacionais e mais de 10.000 revendedores credenciados, totalizando em mais de 12 mil pontos de venda e presença nos 100 maiores varejistas do Brasil confere maior abrangência geográfica e capilaridade, aproximando-se de consumidores de variados perfis.

Liderança no mercado de licitações. Nós somos líderes no mercado de licitações brasileiro há mais de 10 anos, com destaque para o fornecimento a estatais como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobras, além de fornecimento para o poder judiciário, legislativo e executivo, nos planos federal, estadual e municipal. Para atuar nesse mercado, temos os mais elevados níveis de governança corporativa e Compliance.

Comprovada experiência em diversificação de produtos e mercados. Em nossa história mostramos nossa comprovada habilidade e experiência no desenvolvimento de computadores, telefones celulares, servidores e dispositivos IoT adaptados ao consumidor brasileiro, como a parceria com o Google para lançar o primeiro smartphone no Brasil com Andorid Go e o primeiro feature phone no Brasil com botão dedicado ao Google Assistant. Nosso time tem profunda experiência e conhecimento no setor, nosso CEO foi eleito 8 vezes o melhor CEO do setor de TI no Brasil e está entre os 9 executivos mais premiados, considerando todos os setores, pelo Valor Econômico.

Infraestrutura de liderança no Brasil. Contamos com uma das maiores infraestruturas de produção na América Latina com plantas industriais estrategicamente localizadas em Curitiba e Manaus, com processo de fabricação limpa e comprometido com a preservação da Amazônia. Também contamos com uma estrutura em pós-vendas que é a maior rede de assistência técnica no Brasil, com mais de 250 empresas credenciadas. Nossa distribuição geográfica de plantas nos permite uma maior eficiência logística e fiscal, além de ampla rede de serviços atendendo 100% dos municípios brasileiros.

Desenvolvimento de produtos e capacidade de P&D ímpares. Nós dedicamos grandes volumes de recursos em investimentos em P&D para a adaptação de produtos para o consumidor brasileiro. Adicionalmente, mais recentemente, temos suportado startups como Agrosmart e @Tech. Desde 2009, a Companhia investiu mais de R$ 500 milhões em P&D. Além disso, contamos com escritórios estrategicamente localizados nos principais polos tecnológicos do mundo (Shenzhen e Taipei) e somos a única empresa na América Latina habilitada a desenvolver Android diretamente com a Google.

Principais Estratégias

Nossas principais estratégias de crescimento são:

Fortalecer o nosso core business, aumentando a venda de computadores e celulares. Acreditamos existir um potencial para aumento de vendas do core business da empresa, nos mercados de computadores, smartphones e feature phones, apesar de já determos alto market share. O nosso posicionamento de preços, com grande parte dos computadores com valor até R$1,300, e celulares de até R$600, é um atrativo, sobretudo considerando a recuperação da economia brasileira.

Conquista das novas licitações no mercado governamental: Nós continuamos com alto índice de sucesso no mercado de licitações, que está reaquecido com a melhora de perspectivas economcias do país e agenda pró mercado do governo brasileiro. Nossa flexibilidade e agilidade em adaptar os produtos para as especificações das licitações, e que os players internacionais não conseguem com a mesma agilidade, é um diferencial competitivo para nosso crescimento no setor.

Projetos estruturantes de crescimento: Estamos executando novos projetos de crescimento, que envolvem maior foco em varejistas tier 3 (pequeno varejo), locação de hardware para empresas, casa inteligente e consolidação de nossa presença no mercado de servidores. Esses novos projetos representam uma complementação ao nosso core business ao longo dos próximos anos.