Agenda de Criação de Valor

Por que investir na Positivo Tecnologia?

A agenda de criação de valor da companhia está embasada em 5 grandes pilares de sustentação e crescimento, expostos a seguir:

  1. Mercado: Ambiente ideal para a Positivo Tecnologia
  2. Management: Grande capacidade de transformação e Inovação
  3. Footprint: Plataforma única com modelo de negócio ágil e escalável
  4. Distribuição: Forte presença e participação no mercado
  5. Upsides: Projetos estruturados para capturar o crescimento em novos canais e produtos

1. MERCADO: ambiente ideal para a Positivo Tecnologia, com destaque para o potencial de recuperação de demanda e a entrada de novas tecnologias no Brasil.

A Positivo Tecnologia posiciona seu portfólio de forma estratégica, por meio da diferenciação de produtos de acordo com as faixas de preço onde cada marca da companhia apresenta maior apelo e vantagem competitiva. No ambiente de computadores os notebooks ofertados sob a marca Positivo estão posicionados na base da pirâmide de preços do mercado, com uma linha de produtos que apresenta grande performance frente à concorrência e registrou no primeiro semestre de 2019 market share de 84%¹ entre os notebooks com preço até R$1.199,00, nas faixas de preço mais elevados encontra-se a marca Vaio, com a qual a companhia atua ofertando dispositivos de configuração mais robusta para fazer frente aos concorrentes com estas características. Para o mercado de celulares a companhia adota estratégia similar, mantendo os smartphones da marca Positivo nas faixas de preço até R$ 499,00, performando market share de 37%¹, e posicionando os dispositivos da marca Quantum, de maior configuração, nas faixas de preço mais elevadas. A companhia atua ainda no mercado de feature phones, celulares de entrada com custo até aproximadamente R$250,00, onde possui 18%¹ de market share.

 

Sobre o comportamento do mercado, a Companhia acredita que há grande espaço para recuperação de demanda por PCs no Brasil, nos últimos 05 anos o mercado brasileiro de PCs sofreu impactos diretos da recessão que se instalou, apresentando redução no volume de vendas anual passando da casa de 15 milhões de unidades entre 2011 e 2012 para 5 milhões de unidades entre 2017 e 2018. A variação do volume de venda de PCs apresenta alta correlação com a atividade econômica no país, espera-se que esta relação seja mantida e que à medida que o PIB brasileiro cresça, a tendência positiva para o mercado de PCs se confirme:

Gráfico 1: Mercado de PCs Altamente Correlacionado com a Atividade Econômica

 

Além da recuperação no cenário interno, outro ponto relevante para a tendência de retomada de demanda no Brasil é a participação do mercado nacional vs. o mercado mundial, relação que de 2013 a 2016 passou de 4,4% para 1,7%, e nos anos seguintes demonstrou indícios de reversão da trajetória de queda registrando 2,2%. A companhia entende que esta relação deve retornar a seus patamares normais a medida que o reaquecimento do mercado interno se consolide, na casa de 3 a 4%. O mercado global de PCs foi impactado de forma mais branda em relação ao mercado brasileiro, apresentando queda de cerca de 30% no período de 2012 a 2014, seguido de uma estabilização de volumes a partir de 2015, o que indica que efeitos como a substituição do uso de PCs por celulares já atingiram seu fundo, pois os smartphones e tablets são usados primordialmente para o consumo de conteúdo, enquanto que para a produção de grande parte dos conteúdos é necessário um computador.

 

Movimentos como queda da taxa básica de juros, redução do nível de desemprego e crescimento dos índices de confiança do consumidor e da indústria reforçam a tendência de recuperação do cenário macroeconômico, o que também é fortemente fundamentado pela crença na agenda de reformas do atual governo, e abrem espaço para o desenvolvimento do consumo no Brasil, beneficiando empresas preparadas para capturar este movimento, o que é o caso da Positivo Tecnologia.

 

A Positivo está preparada para capturar o momento de reaquecimento econômico de forma ainda mais ampla, a partir do posicionamento estratégico de marca e expertise no desenvolvimento de produtos com grande apelo para a classe média brasileira.

 

2. Grande Capacidade de Transformação e Inovação

A Positivo é o Local Tech Adapter, possui DNA inovador e há 30 anos atua na vanguarda fornecendo soluções tecnológicas inovadoras e adaptadas ao mercado local, fazendo a vida dos brasileiros melhor e mais inteligente com tecnologia acessível.

 

A vasta experiência como Local Tech Adapter confere à Positivo a capacidade de diversificar suas frentes de atuação, entregando inovações tecnológicas adaptadas para variadas finalidades nos setores de consumo privado e público, como o desenvolvimento de Smart Terminals, computadores integrados à projetores e lousa digital para a educação, tablets educacionais, além de soluções desenvolvidas para projetos especiais, como os dispositivos utilizados pelos Correios e no IBGE

 

Reforçando sua posição de vanguarda, a Positivo inovou novamente ao lançar a plataforma Positivo Casa Inteligente, com a finalidade de democratizar a Internet das Coisas no Brasil, fornecendo soluções fáceis de instalar e com preços acessíveis para tornar as casa e ambientes corporativos brasileiros mais conectados, seguros e inteligentes.

 

3. Modelo de negócios ágil e escalável

O modelo de negócio da Positivo confere à companhia grande versatilidade e robustez, a partir da distribuição geográfica das plantas fabris e unidades de serviços, conferindo à companhia grande eficiência logística para abastecer seu elevado número de pontos de venda, e uma das maiores redes de serviço do país com mais de 250 unidades de assistência técnica, abrangendo 100% dos municípios brasileiros. O desenvolvimento de produtos é realizado com base nas soluções obtidas nos principais polos tecnológicos do mundo, onde a companhia mantém escritórios em Shenzhen e Taipei.

 

As marcas da companhia são fortes e bastante reconhecidas, visando principalmente uma forte identificação com o seu principal público a classe média brasileira, e sendo reconhecida como uma fabricante que atua democratizando as soluções tecnológicas globais de forma local.

 

4. DISTRIBUIÇÃO: Forte presença e participação de mercado sólida

A companhia possui relação de longa data com os principais varejistas do Brasil marcando presença em mais de 12 mil pontos de venda, no mercado de licitações públicas a Positivo é líder há mais de 10 anos e possui elevado índice de vitórias em pregões, fornecendo equipamentos para empresas estatais, tribunais e demais órgãos das esferas federal e estadual, a companhia também atua no segmento corporativo oferecendo soluções em parques tecnológicos completos e suporte de serviços.

A Positivo mantém sólida participação de mercado ao longo dos anos, com um market share resiliente no varejo mantendo uma média de 15% mesmo em períodos recessivos, crescimento exponencial no corporativo e manutenção da liderança em contrato públicos, participação que historicamente apresenta níveis mais elevados nos anos em que há volumes relevantes de compras para educação, grandes contratos em que a Positivo é o maior fornecedor.

 

Para as vendas realizadas no varejo, além da manutenção de participação nas vendas de PCs para este segmento, a companhia apresenta domínio da faixa de preços em que mais atua, nos dispositivos de entrada a Positivo possui 84% de market share, com vendas majoritariamente para redes varejistas de grande e médio porte (tiers 1 e 2), onde 75% dos dispositivos são comercializados em lojas físicas e 25% em e-commerce.

 

5. Projetos estruturados para capturar o crescimento em novos canais e produtos

A Positivo estruturou projetos para capturar o crescimento de demanda de forma a complementar a retomada que acredita alcançar em seu core business, as avenidas de crescimento da companhia são baseadas em 4 frentes de diversificação de receita que consistem em locação de computadores (Positivo as a Service), IoT (Positivo Casa Inteligente), mercado de servidores (Accept) e Tecnologia Educacional.

 

Positivo As a Service

A Positivo oferece locação de equipamentos customizados para cada perfil de empresa, com um portfólio completo de parque tecnológico como notebooks, desktops, celulares, tablets e servidores. A Companhia dedicou uma unidade de negócios para o segmento HaaS que utiliza sinergicamente a mesma força de vendas.

 

IoT

Com o lançamento da marca Positivo Casa Inteligente a Positivo deu seu primeiro passo no segmento de IoT, um segmento que apresenta crescimento exponencial global e localmente, na ordem de 39,4% e 63,3% respectivamente, a Companhia é pioneira ao lançar esta linha de produtos no Brasil, e pode se beneficiar de forma relevante com o crescimento do interesse dos consumidores por estes dispositivos. Os produtos da linha Positivo Casa Inteligente já estão disponíveis em redes varejistas e lojas especializadas em casa e construção, totalizando mais de 200 pontos de venda até o momento, o intuito da Companhia é ofertar os dispositivos em grande parte das unidades de varejo que já atuam com os produtos do core business.

 

Servidores (Accept)

Em dezembro de 2018 a Positivo adquiriu uma participação de 80% da Accept, que produz e vende Servidores, Storages, PCs, entre outros produtos de informática. A Accept faturou R$160 milhões em 2018, apresentando um crescimento de 176% em relação ao ano anterior, uma das empresas que mais cresceram no Brasil, de acordo com a revista Exame. A Positivo entende que o atual mercado de servidores possui grande potencial e espaço para crescimento com os movimentos de recuperação econômica, uma vez que os últimos anos foram pautados por incertezas no cenário político e econômico, o que certamente resultou em restrições orçamentárias para o mercado corporativo no período.

 

Tecnologia Educacional

A Positivo possui portfólio abrangente de marcas e produtos para escolas, alunos e professores, a combinação de Tecnologia e Educação traz a marca Positivo Tecnologia como “player of choice” para liderar um movimento de consolidação e crescimento para os negócios deste segmento no Brasil.

 

Vantagens Competitivas

Profundo conhecimento do mercado brasileiro e do consumidor da classe média. A Positivo possui conhecimento único dos consumidores da classe média brasileira, adquirido ao longo dos 30 anos de atuação neste mercado, criamos uma marca forte, com grande aceitação na classe média brasileira, o que nos possibilita uma velocidade de entrada no mercado diferenciada.

Forte relacionamento com os canais de distribuição. Nossa presença nas principais redes de varejo nacionais e revendedores credenciados confere maior abrangência geográfica e capilaridade, totalizando mais de 12 mil pontos de venda, aproximando os produtos Positivo de consumidores de variados perfis.

Liderança no mercado de licitações. Nós somos líderes no mercado de licitações brasileiro há mais de 10 anos, com destaque para o fornecimento a estatais como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobras, além de fornecimento para o poder judiciário, legislativo e executivo, nos planos federal, estadual e municipal. Para atuar nesse mercado, temos os mais elevados níveis de governança corporativa e compliance.

Comprovada experiência em diversificação de produtos e mercados. Em nossa história mostramos nossa comprovada habilidade e experiência no desenvolvimento de computadores, telefones celulares, servidores e dispositivos IoT adaptados ao consumidor brasileiro, como a parceria com o Google para lançar o primeiro smartphone no Brasil com Andorid Go e o primeiro feature phone no Brasil com botão dedicado ao Google Assistant. Nosso time tem profunda experiência e conhecimento no setor, nosso CEO foi eleito 8 vezes o melhor CEO do setor de TI no Brasil e está entre os 9 executivos mais premiados, considerando todos os setores, pelo Valor Econômico.

Infraestrutura de liderança no Brasil. Contamos com infraestrutura de ponta para produção na América Latina com plantas industriais estrategicamente localizadas em Curitiba, Manaus e Ilhéus, com processo de fabricação limpa e comprometido com a preservação da Amazônia. Também contamos com uma estrutura em pós-vendas que é a maior rede de assistência técnica no Brasil, com mais de 250 empresas credenciadas. Nossa distribuição geográfica de plantas nos permite uma maior eficiência logística e fiscal, além de ampla rede de serviços atendendo 100% dos municípios brasileiros.

Desenvolvimento de produtos e capacidade de P&D ímpares. Nós dedicamos grandes volumes de recursos em investimentos em P&D para a adaptação de produtos para o consumidor brasileiro. Adicionalmente, mais recentemente, temos suportado startups como Agrosmart e @Tech. Desde 2009, a Companhia investiu mais de R$ 500 milhões em P&D. Além disso, contamos com escritórios estrategicamente localizados nos principais polos tecnológicos do mundo (Shenzhen e Taipei) e somos a única empresa na América Latina habilitada a desenvolver Android diretamente com a Google.

Estratégia

Fortalecer nosso core business, aumentando a venda de computadores e celulares. Acreditamos existir um potencial para aumento de vendas do core business da Companhia nos mercados de computadores, smartphones e feature phones, onde a Positivo possui vasta experiência, detém elevados níveis de participação e está posicionada para capturar o reaquecimento de demanda. Para o mercado de varejo o posicionamento de preços da Companhia, com grande parte dos computadores com valor até R$1,300, e celulares de até R$600, é um atrativo, resultando em market share de 84% e 37%, respectivamente, a Positivo mira ainda uma ampliação do volume de vendas no segmento por meio de uma maior penetração no Tier 3 em lojas de menor porte, o que confere uma maior abrangência geográfica.

Crescimento do mercado de licitações: A estratégia da Positivo é manter-se na liderança do mercado de licitações, aumentando o market share ao mirar a conquista de grandes projetos de órgãos públicos, principalmente no campo da educação, segmento que enfrentou um período de orçamento restritivo desde 2016 em função do desempenho econômico do Brasil.

Projetos estruturantes de crescimento: Estamos executando os seguintes novos projetos de crescimento, como suporte da agenda de criação de valor, que visa ampliação de frentes de geração de receita em negócios com elevada rentabilidade, de forma a complementar o avanço esperado para o core business:

• HaaS: Locação de hardware para empresas com a marca Positivo As a Service

• IoT: Positivo Casa Inteligente, linha de dispositivos para tornar as casas e ambientes de trabalho brasileiros mais inteligentes, conectadas e seguras

• Servidores: A controlada Accept possui grande potencial de escalabilidade do negócio de servidores, que também pode se beneficiar de avanços dos níveis de consumo e de confiança no Brasil

• Tecnologia Educacional: Consolidação do mercado de educação no Brasil, com aumento na procura por soluções educacionais integrativas que atendam aos interesses das escolas, professores e alunos, aumentando a produtividade do ensino nas instituições brasileiras por meio de tecnologia